Página Inicial
Saiba mais sobre o Jardim  das Seriemas
Saiba mais sobre a Cidade de Bofete
Saiba mais sobre a localização do Jardim das Seriemas
Saiba mais sobre a Documentação do Jardim das Seriemas
Tire suas dúvidas sobre o Jardim das Seriemas

A CIDADE DE BOFETE

Bofete fica perto, logo à margem da Rodovia Castello Branco (altura do Km 183).
É uma típica cidade do interior, de vida calma, onde se desconhece poluição, violência e correria; onde, no fim da tarde, você pode tranqüilamente sentar em um banco do jardim da praça da Matriz, escutar o canto dos pássaros e apreciar um lindo pôr do sol, ou ainda, prosear com alguns sitiantes que ficam negociando seus produtos da roça com os comerciantes locais.


Há muitas histórias sobre Bofete - de imigrantes italianos cujos descendentes são até hoje muito hospitaleiros, histórias e lendas sobre as Três Pedras, do Gigante Adormecido, das jazidas de petróleo e dos tão almejados tesouros dos jesuítas.

Bofete fica numa região que foi habitada pelos índios Kaigans, situada na depressão periférica da Serra de Botucatu, de origem geológica, terras ricas em humus; solos férteis que se beneficiaram milenarmente dos sedimentos trazidos pelas águas ali depositadas, partes compostas de areia preta, barro e até terra roxa e massapé próximo aos cursos fluviais e, ainda, outros solos de encosta nas cuestas que já produziram quantidades significativas de café nos tempos de ouro da Estrada de Ferro Sorocabana que trafegava pelo trecho de Salgado, Pirambóia, Alambari, Remédios e Vitoriana (antigos caminhos dos Bandeirantes).

Clique para ampliar

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar

Click to enlarge

Bofete não significa Bofetada! Era território conhecido como samambaia e pertencia ao município de Botucatu. Emancipou-se em 1866 com o nome de Rio Bonito e, finalmente, em 1921, por lei estadual, passou a denominar-se Bofete. Ganhou este nome devido à sua localização, ao pés do morro de Bofete e este, por sua vez, foi assim nomeado por ter sido associado a um móvel de origem francesa, usado para estocar mantimentos que se chamava Bofete.

No município de Bofete o turismo é em sua maior parte aventura.

Clique para ampliar

Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Clique para ampliar

Click to enlarge

Nas Três Pedras por exemplo, pode-se praticado rapel (escalada), sendo o percurso até o local feito por estrada de terra batida e, durante o percurso, os visitantes podem se deliciar com as paisagens que cercam o caminho.

As Três Pedras são cheias de mistérios, contos e lendas, que levam a imaginação ao extremo, sendo que muitos místicos dão diversas versões a esses fatos. Também serviram de morada para os antigos bandeirantes e jesuítas.

Seja místico ou não o fato é que a vista é deslumbrante e é com certeza uma atração inesquecível para quem visita Bofete.

O Loteamento Jardim das Seriemas localiza-se junto ao centro da cidade porém pode-se avistar as Três Pedras assim como outros panoramas maravilhosos.

Não perca a oportunidade de fazer-nos uma visita!

O Gigante Adormecido, protetor oficial da cidade, é uma grande montanha que tem o formato de um homem repousando, sendo as Três Pedras os pés do gigante. Nessa montanha existem diversas cavernas que até já foram moradas de pessoas em tempos antigos.


O trajeto até lá é feito através de caminhadas por onde pode-se observar, ainda, cachoeiras maravilhosas e a misteriosa Caverna do Diabo (caverna ainda não explorada e que, segundo as lendas, pessoas que nela adentram ficam loucas).
Este monumento natural faz parte da história de Bofete e é um local procurado por quem gosta de praticar caminhadas e ecoturismo em geral.
O Gigante Adormecido pode também ser admirado do Loteamento Jardim das Seriemas! Visite-nos e Comprove!
 

Produzido por
EVZ Studio

Jacques Gassmann Imóveis

  FONE:(0**11) 4368-1900 - Rua Jacquey, 41 - Bairro Rudge Ramos - CEP 09634-000 - SBC - SP